Home / Disciplinas / Licenciatura em Engenharia Informática / ArqC-2010/11

Arquitectura de Computadores 2010/2011

A disciplina de Arquitectura de Computadores é a continuação de Sistemas de Computação e assenta nos conhecimentos fundamentais adquiridos e competências desenvolvidas com a frequência desta última.

A informação referente ao ano lectivo anterior pode ser encontrada aqui.

Novidades

João Luís Sobral

Programa Resumido

· Avaliação do Desempenho

· Hierarquia de Memória

· Organização do Processador (Data Path e Pipeline)

· Optimização do Desempenho

· Arquitecturas Actuais

Bibliografia

Computer Systems: A Programmer's Perspective (CS:APP), Randal Bryant and David O'Hallaron, Prentice Hall, 2002 (http://csapp.cs.cmu.edu)

Avaliação

Serão realizados dois testes escritos durante o semestre. Cada teste cobrirá apenas um subconjunto dos tópicos a leccionar, terá a duração de uma hora e corresponde a uma classificação máxima de 10 valores. A classificação final é obtida pela soma das classificações de ambos os testes. A aprovação (classificação final na soma dos dois testes de 10,0 valores) resulta na aprovação na disciplina, logo na dispensa de exame. Os alunos não aprovados nestes testes poderão realizar os exames escritos finais nas condições previstas no RIAPA. Exige-se a classificação mínima de 3,5 valores em cada um dos testes para a aprovação na disciplina sem efectuar o exame.

O exame escrito final cobrirá a totalidade dos tópicos leccionados, terá a duração de 2 horas e corresponde a uma classificação máxima de 20 valores.

A descrição da arquitectura do Y86 e os diagramas dos datapaths pode ser consultada durante os testes e exames- serão fornecidas durante a prova pela equipa docente. Adicionalmente, os alunos poderão consultar uma folha A4, manuscrita e original (não copiada).

1º teste: Sabado, 27 de Novembro, 2010, salas 2203 a 2205

2º teste: 5ª feira, 27 de Janeiro, 2011

Programa Detalhado

Listagem dos vários items e respectivos resultados de aprendizagem.

Aulas Teóricas

Sumários e Material de Apoio.

Aulas Teórico Práticas

Sumários e Material de Apoio.